Void Podcast #018 – Guia falado de como NÃO vender ideias

Olá desenvolvedores, designers, analistas, arquitetos, DBAs, testadores, gordos, atletas e loucos em geral!

Bem-vindos ao Void Podcast. Trata-se de uma conversa bem-humorada, entre três bons amigos, reconhecidamente sem-prestígio, em clima de  bar, sobre (quase) qualquer assunto.

Dessa vez, o tema é: “Como convencer seus colegas a adotar boas práticas”, ou ainda, “Como fazer amigos e influenciar (ou manipular) pessoas”.

Tudo começa com o desabafo melancólico do Elemar Jr (@elemarjr) sobre uma dificuldade (aparentemente, só dele!!) para a adoção de boas práticas: colegas de trabalho! Em uma atitude rara, ele confessa sua ignorância e recorre a sabedoria (quase) lendária de seus amigos mais classudos e vividos.

Perceba o “poder da experiência” do (reconhecidamente sábio) Leandro Daniel (@leandronet) narrando algumas de suas experiências (IMPORTANTE: algumas foram consideradas impróprias e já estão no Void proibido). Com sensibilidade digna de um “arquiteto de gente”, ele resiste as tentativas do (pragmático?) Elemar em criar receitas de bolo (furadas!) para a dinâmica das relações de poder.

Também nesse void, temos a consistência intermitente do (lider natural!?) arrobinha (vulgo Vinícius Quaiato [@vquaiato]). Ele compartilha sua preocupação (quem diria!?) com a empatia e, agora gerente, dá evidências de que é mais que o rostinho bonito desse podcast.

Com um esforço de edição cada vez maior e exigente, temos um void irreverente, descontraído e… um pouco chato (como todo void deveria ser).

Relaxe, e escute. Depois, invente, tente, faça um comentário diferente!


Ouça

Download
VoidPodcast18 – Como vender ideias? (48,6 MB)

Links

Anúncios

10 respostas em “Void Podcast #018 – Guia falado de como NÃO vender ideias

  1. Legal o bate papo! Já me perguntei várias vezes como eu vendo uma ideia, já que ninguém convence alguém, o outro se convence, ou não, baseado nos seus argumentos.
    O que eu vi de melhor para a nossa área, já que o Leandro acha que na TI é muito mais difícil, foi quando vi o trabalho do Daniel Cukier (@danicuki) sobre Padrões para introduzir novas idéias, baseado no livro de mesmo nome da Linda Rising, seguem links interessantes:

    http://bit.ly/LindaRisingQConSanFran2K8

    http://bit.ly/AgilCastPadraoNovasIdeias

    http://bit.ly/PostComoConvencerAdotarSuaIdeia

  2. Já tive esse problema e não conseguir implementar minha ideia na empresa que estou.
    O problema são os pares mesmo. Todos estão com as raizes muito profundas nas suas proprias opniões. Muito dificil implementar qualquer nova idela/metodologia.

      • Eu não tenho problemas com o Silverlight focado para desenvolvimento de app’s para Windows Phone. So achei que o proposito da Microsoft no momento que ela lançou a tecnologia para ser um concorrente ao Flash (que não gosto nada) foi mega atrasado. Até acredito que a melhor coisa que a Microsoft fez foi realmente manter viva a linguagem mesmo que seja para de desenvolvimento mobile.

      • E quem curte XAML, mas trabalha com WEB, sugiro conhecer o knockoutjs, é basicamente a mesma idéia (observable, binds automáticos, etc…). Os templates do MVC 4 já vem com KnockOut “de série”.

  3. Mais um void de altíssima qualidade na área, já indicado para o pessoal do Twitter!

    Manipular pessoas (sempre para o bem amigos!) para adotar boas práticas de desenvolvimento (falo especificamente de boas práticas porque atualmente este é o meu foco, learn and share!) é algo extremamente proveitoso, desde que, é claro, a ideia a ser “implantada” na cabeça dos colegas de trabalho seja vantajosa para a equipe como um todo e que aumente a produtividade da mesma.

    Assim como o Elemar Jr; achei muito proveitoso as histórias vivenciadas pelo grande Leandro Daniel e pelo Quaiato, ao longo de suas carreiras.

    A propósito Leandro, a edição está muito boa, parabéns!

    Eu queria que vocês fizessem um Void falando sobre Design Patterns e alguns livros recomendados sobre o assunto, tem como?

    Abraços e continuem com o excelente trabalho, que só vem enriquecer ainda mais a comunidade de TI brasileira.

  4. Caraca um void melhor que o outro.

    Eu tinha dito nos comentários do último void que me encontro nesse momento tentando “vender uma idéia” e de uns tempos para cá o “coffe saideira” (último coffe com a equipe antes de irmos embora) tem rendido últimas idéias para melhorar as coisas por lá.

    Brandão,
    Interessante esse paper do Daniel Cukier, vou dar uma lida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s