Olá desenvolvedores, designers, analistas, arquitetos, DBAs, testadores, gordos, atletas, editores de podcast, orgulhosos, surfistas e insanos em geral!
Sejam muito bem-vindos, todos vocês!
Continuando o novo ano fiscal do Void, emplacamos mais um episódio épico, desta vez com a ilustre presença do Felipe Oliveira (@scaphe): arquiteto de software, aikidoísta, DJ e produtor, cinéfilo, startupeiro e maluco de plantão.
Descubra quais os desafios de um arquiteto SOA e como ele deve se preparar para tornar-se um verdadeiro expert no assunto! Constate, mais uma vez, a paixão de Elemar Jr (@elemarjr) por sistemas de locadora de vídeo. Ouça @vquaiato (vulgo Arrobinha), em sua melhor forma, tirando a concentração dos amigos com piadinhas “engraçaralhas” no chat do Skype. E também, Leandro Daniel (@leandronet), sendo o mesmo barbudo de sempre.
Com uma edição que atinge o píncaro da loucura (na tentativa de compensar os problemas técnicos de gravação), entenda tudo que você sempre quis saber sobre SOA e não tinha para quem perguntar.
Ouça, mantenha a sanidade se for capaz, e comente sua experiência para nós.
Ouça
Download
Void Podcast #023 – SOA (70,0 MB)
Links
- Blog do Elemar Jr (Ainda encanado com sistemas de locadora de vídeo!)
- Blog do Leandro Daniel (Ainda corporativo, mas feliz!)
- Blog do Vinicius Quaiato (Ainda nosso eterno e querido troller!)
Sites, links e outras coisas mencionados no episódio
Perto dos 44 minutos e 15 segundos é mencionado um software opensource. Não consegui entender o nome. Tem como passarem o nome dele ? Obrigado.
Saudações
Perai, seria o MuleSoft indicado acima ?
Eu sou uma besta mesmo… hehe.
Desculpem o trabalho.
Muito bom o podcast….mas na hora que o scaphe começou a falar no final do podcast como aprender SOA vcs meteram uma musica new age aí muito alta…da próxima sem trilha de fundo na edição…valeu!
New age??
C’mon, coloquei bandas de electroclash, post-rock, downtempo, psyambiet e chill out psicodélico.
😀
Muito bom, muita coisa pra aprender.
Só lembrando de, se possível, postar o resultado da mesa de bar! 😉
t+
Do “micro” para o “macro”, sabe como tenho pensado “SOA”? Procuro sempre desenvolver orientado a componentes…daí, os mais reutilizados são promovidos ao repositório organizacional…e os de real destaque podem ser expostos em APIs “públicas”…é só avançar, incrementalmente, nos necessários desacoplamentos…nada se perde, tudo se transforma! 😉 Parabéns, meus caros…adorei o tema!!!
Opa.
O podcast foi muito bacana e manteve bem o espírito descontraído dos demais. SOA é um assunto meio árido, foi muito defendido pelos “grandes players” (lembro de uma Architects Journal com letras garrafais dizendo que o futuro era SOA), mas ainda não aconteceu efetivamente.
No mais, por favor, não usem mais a trilha de fundo com som de chiado. Ficou horrível de concentrar no que estava sendo dito em alguns momentos. 🙂
Grande abraço!
Ficou ruim mesmo, Eduardo. Valeu pelo toque! Tomarei mais cuidado nos próximos! 🙂
Abraços!
Hum… parando para analisar friamente os comentários anteriores, eu posso ter acidentalmente chamado electroclash, post-rock, downtempo, psyambiet e chill out psicodélico de chiado… hahahahahah!
Sem ofensa pretendida! 😀
Abraços
Muito bom este VOID.
Acabei de ouvir todos hoje (Diferentemente do “Quaiato” rsssss).
Gostaria de esclarecer uma coisa….
Quem canta a música das novelas das 21:00 “Avenida Brasil”, não é o Latino.
O Latino canta “KUDURO” que quem tem como tradução Bunda Dura…
O refrão da música da novela Avenida Brasil é “COM TUDO”.
Ps.: Não sou noveleiro muito menos Latineiro (sei lá o nome do fã clube dele)…. rssssss
Parabéns pelo void…
Abraço
Leandro – PAKO (Petrópolis – RJ)
Deixando o lado Latino aflorar:
http://letras.mus.br/latino/1956598/
“A mão pra cima, cintura solta
Da meia volta, dança Kuduro
Não se canse agora começou a festa
Mexe a cabeça e dança Kuduro (2x)”
Excelente! Só achei bem ruim a escolha das músicas. Como foi dito, por algumas vezes estava difícil de concentrar no que estava sendo dito.
hehehe Esse Vinicius Quaiaque é muito engraçado!!!!!!!!!
Vinicius QuaiWHAT?
Muito bom o assunto do podcast.
Só uma coisa o som q rola por traz do pessoal falando as vezes cobre os integrantes. Não da para entender você tem q ficar ligado senão perde o fio da conversa.
Abaixa esses sons e ruidos por traz do podcast.
Tirando isso está legal
Reeditei o episódio, agora sem trilha sonora de fundo durante as conversas.
😉
Pingback: Luis Furtado » Meu “the way of the coder”…
Ouvindo com bastante atraso… depois de bastante tempo sem tempo… o problema de Cross-Domain citado pelo Elemar pode ser resolvido com CORS, que é um cabeçalho que o server passa para o client dizendo “Pode confiar neste outro domain” (mais ou menos isso… rs).
http://www.w3.org/TR/cors/
Eu tb usava muito o recurso de rewriting do apache para lidar com isto, já que nossas api’s eram publicadas em http://api.domain.com.br… e usávamos o rewriting para pegar requests que batessem em http://domain.com.br/api pra lá…
Pingback: Void Podcast: episódios #022 ao #025 disponíveis! | Leandro Daniel